Reflexologia podal em bebês e crianças

Esta massagem nos pés do bebê ajuda a relaxar, aliviar as cólicas e até acelera o desenvolvimento motor.

A reflexologia podal em bebês consiste em uma massagem realizada nos pés dos pequenos. Por meio de pressão exercida sobre os pés é possível influenciar o organismo do bebê e proporcionar muitos benefícios. “A reflexologia promove diversos efeitos nos bebês, tais como: aumento da circulação sanguínea e linfática, melhora de cólicas, relaxamento, aceleração do desenvolvimento motor e psicológico da criança por meio de estímulos táteis, aumento do vínculo com a pessoa que realiza a massagem dentre outros benefícios”, explica a fisioterapeuta Gisele Kuba, professora de massoterapia do Instituto de Terapia Integrada Oriental (ITIO).

A reflexologia podal pode ser realizada desde os primeiros dias de vida do bebê, claro que no início é importante apenas ficar atenta para não aplicar muita pressão na massagem, mas é possível aliviar o desconforto do seu pequeno fazendo pressão nestes pontos.

Reflexologia podal em Crianças 

Qualquer criança também pode desfrutar dos efeitos da reflexologia, principalmente as que sofrem de déficit de atenção, atraso de maturidade e Síndrome de Down, pois a técnica estimula o sistema nervoso central, aumentando o poder de concentração, fortalecendo a musculatura, ajudando as crianças a realizarem movimentos e se desenvolverem de forma natural.

Estudos comprovam que, tanto bebês, quanto as crianças, são mais receptivos à técnica do que os adultos e idosos. Os resultados do tratamento nesses casos são sempre surpreendentes, sendo possível constatar a cura e principalmente a prevenção de diversas doenças comuns da idade.

Passo a passo da reflexologia podal

Confira um mapa simplificado de reflexologia podal em bebês e crianças para saber quais pontos dar maior atenção para melhorar o problema que o bebê tiver:

Cabeça e dentes

Os pontos das nossas mãos e pés estão ligados a determinados orgãos, ossos e sistemas no corpo. Para aliviar desconforto em pontos específicos, tudo o que precisamos é aprender os pontos da reflexologia. As pontinhas dos dedos dos pés dos bebês, por exemplo, correspondem a cabeça e aos dentes. Quando estão nascendo os dentinhos, uma massagem nas pontas dos dedos dos pés pode ajudar a suavizar o incômodo.

Tórax

Uma leve pressão nesta área demarcada acima pode ajudar a diminuir excesso de muco, acabar com soluços, melhorar a respiração e até aliviar choros e birras… Além disso, o centro dos dedinhos dos pés corresponde ao tórax do bebê. Mas, lembre-se de consultar seu pediatra antes de começar a aplicar as técnicas citadas.

Pulmões

Peito congestinado é algo para ser levado a sério. Não deixe de consultar seu médico antes de utilizar a reflexologia. A congestão geralmente é causada por um resfriado ou uma infeccção. A planta dos pés dos bebês corresponde aos pulmões, então é por aqui que você deve iniciar a massagem. Congestão peitoral pode dificultar a respiração, alimentação e o sono dos bebês.

Plexo solar

Quando você faz pressão na até diretamente abaixo à planta dos pés, você pode aliviar desconforto em uma parte conhecida como “plexo solar”, que corresponde aos nervos atrás do estômago, associados com o desenvolvimento de irritações gástricas. Massagear esta área pode ajudar a aliviar dores de barriga.

Baixo-ventre

Os bebês podem ter irritações intestinais assim com os adultos, mas os sintomas podem ser diferentes e dificultar o diagnóstico. Mas você pode gentilmente massagear a área marcada acima paras aliviar as dores.

Abdómen superior

E se o bebê estiver com cólica, massageie a parte baixa das solas dos pés. Fale com o pediatra antes e massageie levemente o meio da sola dos pés, que é a parte que corresponde ao abdomen superior. A massagem pode ajudar a alivar cólica.

Pélvis

A sola dos calcanhares corresponde a região pelviana. Se você desconfia que a barriguinha e a região da cintura estão incomodando o seu bebê tenta aplicar uma pressão suave nesta área.

Fonte: Reflexologia podal em bebês e crianças

Especialistas garantem que você pode acalmar um bebê agitado fazendo isso nos seus pézinhos!

Bjos… Até mais… 😉

Anúncios

8 comentários

  1. Estava lendo seu post e fazendo massagem nos pezinhos do meu bebê, que no começo estava sentindo coceguinhas mas foi relaxando e agora já está dormindo.
    Nossa Kelly, adorei seu, post seu blog enfim amei tudo!
    Muito obrigada por este post! Quando ele não quiser dormir já sei o que fazer hahaha.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s